3 de setembro de 2010

Como fazer amigos… Parte III


  • A única maneira de ganhar uma discussão é evitando-a: acolha a divergência; desconfie de sua primeira impressão instintiva; controle seus impulsos; ouça em primeiro lugar; procure áres de concordância; seja honesto; prometa que pensará sobre as ideias de sus adversários e as estude cuidadosamente; agradeça sinceramente aos seus adversários pelo interesse que eles demonstram; adie a ação para dar tempo a ambas as partes de repensar o problema.
  • Respeite a opinião dos outros. Nunca diga: “Vc está enganado” : em outras palavras, não discuta com seu cliente, com a sua esposa nem com seu adversário. Não lhes diga que estão errados, não os aborreça. Use um pouco de dipomacia.
  • Se está enganado, reconheça o seu erro rápida e energicamente: lembre-se do provérbio: “Pela luta, jamais conseguirá muito, mas pela condescendência, conseguirá sempre mais do que espera”.
  • Comece de uma maneira amistosa: “Com um pingo de mel apanham-se mais moscas do que com um galão de fel”. Pais repreendedores, patrões e maridos exigentes, esposas ranzinzas, deviam compreender que as pessoas não gostam de mudar suas ideias. Elas não podem ser forçadas a concordar com vc nem comigo. Mas podem ser levadas a isso se formos gentis e amistosos, cada vez mais gentis, cada vez mais amistosos.
  • Deixe a outra pessoa falar boa parte do tempo: a verdade é que mesmo os nossos amigos preferirão falar sobre eles mesmos a ouvir falar sobre nós.
  • Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa: se quiser levar as pessoas a pensarem como vc… “Eu não o condeno de jeito nenhum por pensar assim. Se eu estivesse no seu lugar, sem dúvida alguma pensaria exatamente como vc”. Uma resposta como essa abrandará o velho mais rabugento que existir.
  • Lance um desafio: eis que toda pessoa deseja: a luta, o desafio. A oportunidade para a expressão de si mesmo. A oportunidade para provar seu valor, para sobrepujar, para vencer. Eis que motiva as corridas a pé, os concursos de todas as espécies. O desejo de sobressair. O desejo de sentir-se importante.

0 comments:

Postar um comentário