4 de janeiro de 2015

10 dicas de esportes que melhoram o bem-estar físico e mental


Confira alguns esportes que promovem o bem-estar físico e mental, e que podem ser praticados ao ar livre. Além de manter a forma e a saúde, você estará em contato com a natureza. Dependendo do seu condicionamento físico, você pode escolher esportes mais tradicionais como futebol, basquete e vôlei; ou praticar atividades de menor impacto, como:


Ciclismo: a bicicleta não é apenas um meio de transporte. Ela serve também para nos mantermos em forma e saudáveis, pois além de fortalecer todos os músculos do corpo, principalmente das pernas, melhora a circulação e a respiração, reduzindo o risco de ataque cardíaco. Também protege os joelhos de impactos violentos, que é muito comum acontecer quando se pratica futebol o outros esportes mais pesados. E o melhor, você pode se socializar andando em grupos e, quanto conversa e se distrai, o tempo passa e você relaxa, sem perceber que está fazendo ginástica.

Hidroginástica: assim como na natação, a água atua como protetora das articulações e músculos e possui resultados mais rápidos do que aqueles esportes que não são praticados na água. Os exercícios são mais funcionais, ajudando a eliminar algumas dores musculares. E o melhor, também é um ótimo esporte para sociabilização, já que, na maioria das vezes é feito em grupos.

Tênis: jogar tênis desafia seu corpo e sua mente. É um dos esportes mais complexos, por isso muitas pessoas procuram praticá-lo para fugis do estresse do dia-a-dia. É também um esporte desafiador da mente, parecido com um jogo de xadrez; além de ser muito eficiente na perda de peso, se praticado pelo menos 1 hora por dia.

Natação: é importante para a saúde cardiovascular e para manter a forma, pois trabalha todos os músculos do corpo. Não apresenta impacto e, por isso, é praticado por pessoas que apresentam lesões de membros inferiores. Mas não deve ser praticada sem orientações profissionais.

Caminhada: é um dos exercícios mais completos que existem e deve ser praticada todos os dias, principalmente pela manhã. É um exercício aeróbico e exige apenas um calçado adequado, para não forçar os pés, as pernas e a coluna. A caminhada contribui para o tratamento de depressão e outros distúrbios psicológicos. Deve começar devagar e aumentar o ritmo aos poucos.

Musculação: para melhorar o condicionamento físico e a resistência muscular. Porém, só deve ser feito após o alongamento e aquecimento adequados. Além disso, o treinamento com peso aumenta a densidade óssea, combatendo a osteoporose. Também contribui para a diminuição da  pressão arterial.

Ioga: um dos principais benefícios é o combate ao estresse e aperfeiçoamento da coordenação motora. Além disso, a prática diária de ioga permite que o corpo relaxe e descanse bem ao dormir. Melhora também o humor e deixa o corpo alongado, livre de dores.

Pilates: melhora a postura, pois lhe garante um corpo esguio, tornando-o mais flexível.  É um esporte que energiza o corpo, mesmo cansado. Além de melhorar a vida sexual, previne lesões nas articulações, melhorando a coordenação neuromuscular.

Golfe: é indicado para quem precisa relaxar e conversar com alguém, durante a partida. Envolve caminhada, beneficiando o peitoral, abdômen, braços e antebraços. A coordenação motora de todo o corpo é exercitada durante a realização dos treinos e partidas. O melhor é que não é necessário muito esforço muscular, podendo ser praticado por qualquer idade.

Dança: dançar é uma maneira divertida de manter a forma. A dança aumenta a força muscular, resistência do organismo e aptidão motora.  Além de estar no meio de várias outras pessoas, ajuda a melhorar a autoconfiança e autoestima. Basta escolher o tipo de dança que deseja e desfrutar de vários benefícios para o corpo e a mente.

O exercício físico regular libera hormônios que regulam o humor, a memória e a atenção. As atividades físicas previnem, restauram e reabilitam condições físicas e psíquicas, além de aumentar a resistência e a força muscular, características que diminuem muito na terceira idade. Também contribuem para o aumento do bom colesterol, redução da pressão arterial, redução da gordura corporal, melhorando a qualidade e a expectativa de vida.


0 comments:

Postar um comentário