3 de maio de 2015

20 frases inspiradoras


Muitas pessoas, famosas ou anônimas, foram eternizadas por suas palavras, que inspiram e convidam a dar um salto no vazio e assumir riscos em busca de novos objetivos, sejam eles profissionais ou espirituais. Veja abaixo uma seleção das frases mais difundidas, incluindo algumas que atravessam gerações.

 "O destino embaralha as cartas e nós as jogamos", de Arthur Schopenhauer
A frase do filósofo Arthur Schopenhauer, maior representante do idealismo alemão, trata da participação ativa do indivíduo na construção do próprio caminho. Compreenda a realidade como a sorte nas cartas e o pensamento e as ações como a estratégia de jogo e você se animará a assumir novos riscos, qualquer que seja o resultado.

“Pergunte-se se o que você está fazendo hoje o aproxima de onde quer estar amanhã", de autoria desconhecida
Essa popular frase já foi atribuída a vários personagens notáveis, como Walt Disney, fundador de um império que leva seu nome, e o escritor estadunidense H. Jackson Brown, Jr. Contudo, não há evidências de que qualquer um dos dois tenha dito essa frase tão simples quanto sábia. Qualquer que tenha sido o autor, ele seguramente inspira milhões a correr atrás de seus sonhos.

"Os grandes espíritos sempre tiveram que lutar contra a oposição feroz de mentes medíocres", de Albert Einstein
Considerado o maior físico de todos os tempos, o alemão de origem judia Albert Einstein postulou a Teoria da Relatividade em 1905, quando ainda era desconhecido. Dez anos depois, reformulou-a, mudando completamente o conceito de gravidade. Pesquisas posteriores, publicadas em 1919, levaram a imprensa a idolatrá-lo e convertê-lo em um popular ícone da ciência. Mas para chegar a esse nível, ele precisou desafiar grandes linhas de pensamento, conduta que pode ter inspirado a célebre frase.

"Seja a mudança que você quer ver no mundo", de Mahatma Ghandi
Mahatma Ghandi, autor dessa frase, foi a cabeça do movimento de independência indiano, e os métodos que propôs se baseavam na cultura da não violência ativa, como a greve de fome. Sua vida cotidiana era marcada pela austeridade e simplicidade, mas foi por sua liderança pacífica que se tornou um herói nacional. Ghandi morreu aos 78 anos, assassinado por um radical hindú supostamente envolvido com grupos de extrema-direita.

"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos", de John Lennon
John Lennon, líder dos The Beatles, foi um exemplo quando se fala em assumir riscos. O músico abandonou a maior banda de todos os tempos e se jogou em projetos mais conceituais ao lado da mulher, a artista plástica Yoko Ono. Com estilos variados, soube revolucionar a música e cantar pela paz. Ele foi assassinado aos 40 anos por Mark Chapman, na entrada do edifício onde vivia, em Nova York.

"Um campeão se define pelas adversidades que supera"
A autoria dessa frase é polêmica. Apesar de já ter sido atribuída ao lutador de MMA sueco Alexander Gustafsson, várias fontes atribuem-na ao brasileiro Anderson Silva, ex-campeão de pesos médios do Ultimate Fighting Championship (UFC). De origem humilde, Silva não podia pagar aulas de artes marciais na juventude e precisou contar com a ajuda de vizinhos que praticavam jiu jitsu para dar os primeiros passos (ou golpes) no mundo da luta.

"Seu tempo é limitado, então não perca tempo vivendo a vida de outro", de Steve Jobs
Fundador da Apple, Steve Jobs também é lembrado como um sonhador por sua capacidade de se arriscar e de incentivar os outros a fazer o mesmo. Essa célebre frase se completa com as seguintes palavras: "Não seja aprisionado pelo dogma — que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles de alguma forma já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário".

"Os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você vê quando desvia os olhos do seu objetivo", de Henry Ford
Fundador da Ford Motor Company e pai das cadeias de produção modernas, Henry Ford foi pioneiro quando se fala em assumir riscos. Ele se tornou um dos homens mais ricos dos Estados Unidos apesar de ter uma educação simples. Sua visão global e a capacidade de estar sempre focado o levaram a alcançar o sucesso.

"O triunfo do verdadeiro homem surge das cinzas do erro", de Pablo Neruda
O escritor chileno Pablo Neruda é considerado o maior poeta do século 20 de todos os idiomas, além de ser um dos melhores e mais influentes artistas de seu tempo. É a ele que se atribui a autoria da frase acima. Além de ter ganhado o Prêmio Nobel de Literatura em 1971, foi também ativista político. Sua frase põe em evidência a coragem na hora de encarar novos desafios.


 "O maior pecado dentre todos os pecados é receber um dom e não cultivá-lo, pois o talento é um presente divino"
A autoria da frase acima é duvidosa, mas alguns a atribuem ao falecido cantor Michael Jackson, eternizado em sucessos como "Beat It" e "Bad". Ao longo da vida, o astro trabalhou incansavelmente para ser um artista mais completo, como cantor, dançarino e também ator. Arriscar-se é não aceitar nada como inalterável. Aceitar o perigo implica em persistir e preparar-se para a vitória.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios", Charles Chaplin
O comediante e diretor britânico Charles Chaplin, ícone do cinema mundial, sempre foi audaz quando o assunto era enfrentar o perigo. Ao longo da vida, adquiriu muitos conhecimentos e hoje é lembrado por seus filmes, canções e frases brilhantes. A citação acima segue da seguinte forma: "Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos".

“Lembre-se sempre de que sua própria resolução em triunfar é mais importante que qualquer outra coisa"
A frase acima é frequentemente atribuída ao ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln. Ela ganha todo o sentido se pensamos na história dos Estados Unidos que, durante o governo de Lincoln e contra todas as adversidades, conseguiu abolir a escravidão. Essa determinação o levou a tornar o impossível uma realidade.

"Considere a contrariedade um exercício"
A autoria da frase acima é dada ao filósofo da Roma Antiga Lúcio Anneo Sêneca, conhecido por seus textos de caráter moralista, o que o fez ser considerado o maior líder do estoicismo romano em uma época em que a falta de limites reinava. Suas frases também são uma motivação para dar um saltar no vazio.

"Eu amo escutar que ninguém fez algo antes porque então penso que se consigo fazê-lo, significa que serei o primeiro"
Essa frase é atribuída ao ex-Mister Olímpia, ator e político austro-americano Arnold Schwarzenegger. Ninguém duvida da originalidade e da força do protagonista de "O Exterminador do Futuro". Depois de fazer história como fisiculturista, ele se tornou ator. Do gênero ação, migrou para a comédia. Apesar da origem austríaca, foi eleito governador da Califórnia, nos Estados Unidos. Tudo isso ele realizou com o mesmo esforço e competitividade que em seus anos de atleta.

"Aquele que não é corajoso o suficiente para enfrentar riscos nunca realizará nada na vida", de Muhammad Ali
Nascido com o nome Cassius Clay, o ex-lutador de boxe Muhammad Ali sabe tudo sobre conquistas, pois foi o único tricampeão mundial na categoria de pesos pesados. Sua frase evidencia que para vencer é necessário se arriscar. Essas palavras estão em sintonia com sua original forma de lutar, já que era conhecido por adotar um estilo de luta pouco tradicional.

"Não importa quanto se vive, mas como se vive", de Martin Luther King
Fazer o bem foi o principal objetivo do pastor estadunidense Martin Luther King, assassinado em 1968, aos 39 anos de idade. Ele realizou um importante trabalho no Movimento pelos Direitos Civis e se manifestou contra a Guerra do Vietnã e a pobreza. A citação acima é coerente com as ações dele, que renderam o Prêmio Novel da Paz em 1964.

"O crescimento é um processo de tentativa e erro: é uma experiência"
A frase atribuída ao inventor e cientista americano Benjamin Franklin é coerente com seu espírito inquieto, seu afã por descobrir fenômenos novos e sua capacidade de seguir em frente, apesar dos erros. Ela se completa da seguinte forma: "Os experimentos fracassados formam parte do processo da mesma forma que os bem-sucedidos".

"Nossa maior glória não é nunca haver caído, e sim ter levantado depois de cada queda", de Confúcio
A frase de Confúcio, reconhecido pensador chinês da Antiguidade, convoca a assumirmos riscos. Aos 50 anos de idade, esse homem, que deu origem ao confucionismo, popularizou-se como sábio e viajava sozinho para transmitir seus ensinamentos, que são lembrados até os dias de hoje.

"Ainda somos mestres dos nossos destinos. Ainda somos capitães de nossas almas", de Winston Churchill
O político e estadista britânico Winston Churchill, conhecido por liderar o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, também era um reconhecido orador. Ele foi, por exemplo, o único Primeiro Ministro a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Durante um discurso, tornou célebre a expressão "Sangue, suor e lágrimas", pelo que sem dúvida possuía um domínio invejável da palavra.


0 comments:

Postar um comentário