11 de julho de 2017

Viva o presente!


Em certos momentos, costumamos olhar para trás e acreditar que os melhores momentos de nossa vida ficaram lá, que jamais iremos viver algo parecido. Por mais que façamos planos, realmente não temos certeza sobre o que o futuro nos reserva. 

Na verdade, tudo o que temos é o momento presente e, nem sempre, o consideramos o melhor. Ao contrário, muitas vezes, ele parece ser o pior de nossa vida, aquele em que os problemas pesam mais, nos dando a impressão de que nunca vamos conseguir sair deles.

Não podemos esperar que a vida seja uma experiência pacífica, porque ela não é assim. Ao longo de nossa jornada existencial, enfrentamos sucessivas turbulências, por isso quando avaliamos o passado, tendemos a nos ater mais aos momentos positivos que vivenciamos e a enfatizar menos os negativos que, embora tenham acontecido, de uma forma ou de outra, já foram resolvidos. 

É isso que nos prende ao que se foi, como se fosse o nosso melhor, até encararmos que o passado é uma ilusão porque não volta mais e, tendo sido bom ou ruim, não pode ser modificado. Não podemos reviver os bons momentos nem anular o que não foi satisfatório. A importância do passado está apenas no fato de ter nos trazido até onde estamos e de ter nos tornado o que somos até agora. 


Não sabemos se vamos alcançar o futuro do jeito que sonhamos. Tantas situações podem interferir fazendo com que mudemos nossos planos.Não temos o poder de prever se, de fato, realizaremos nossos sonhos mais belos e se tudo correrá bem, se tudo acontecerá da forma que queremos e que projetamos. A vida sempre nos surpreenderá de forma agradável ou não.

O que temos de mais concreto é o momento presente. É nele que estamos vivendo agora para poder realizar nossos desejos. Não podemos reeditar nossa vida, a não ser construindo coisas novas no presente. As dificuldades sempre se apresentam e muitas vezes nos fazem acreditar que não conseguiremos deixá-las pra trás. E se isto for verdade, então é um indicativo do destino para que mudemos nossa direção construindo novos objetivos.

Há momentos também, em que não há sonhos para acalentar a nossa alma, mas um pesar paralisante, destruidor, é quando tudo parece perdido. E nem sempre a luz no fim do túnel aparece para nos guiar, para nos mostrar um novo caminho a seguir para mudar o rumo das coisas, e a escuridão persiste. 


E se não há nada na nossa frente, então temos que reencontrar nossa força interior para desbravarmos um caminho diferente e fazê-lo brilhar. Então, o que nos cabe é aceitar o passado e o futuro como uma ilusão e nos determos ao presente, modificando e melhorando o que for possível, nos reconstruindo ou nos remendando a cada dia. E ainda que tudo pareça sem saída, temos que cultivar a esperança, pois só ela é capaz de nos mover nos momentos difíceis até uma solução. 

Ainda assim, se uma situação chata parece que nunca vai acabar, temos que acender a nossa luz interior para podermos criar um novo caminho e trilhá-lo, construindo novos momentos positivos para enriquecer nossa existência e dar-lhe sentido.


Não é à toa que o que vivemos agora se chama "presente"! Então, vamos aproveitá-lo?

0 comments:

Postar um comentário