13 de dezembro de 2017

Você sabia? A Origem do Amigo oculto


Amigo oculto ou amigo secreto é uma das "brincadeiras" mais divertidas de fim de ano, de confraternização entre amigos e a família. Eu trouxe hoje um pequeno texto explicando um pouco sobre a história do amigo oculto. Mas pouco se sabe sobre a origem do mesmo. Vamos lá!

Conta a lenda que o amigo secreto teve origem na Grécia antiga. Os gregos trocavam presentes entre os cidadãos mais importantes apontados acidentalmente em certos dias festivos. 

Outra teoria defende que a brincadeira tenha surgido em meados do século XVIII, quando os povos nórdicos presenteavam uns aos outros como rito dentro de um culto ou celebração aos deuses.

Por outro lado, afirma-se que o amigo oculto teria nascido nos Estados Unidos da América, por um grupo de operários. Em 1929, em plena crise econômica, quando ninguém tinha dinheiro para comprar luxos e mimos para todos. Nas festas de fim de ano, os trabalhadores queriam dar presentes aos colegas e, por meio da brincadeira, mesmo com pouco dinheiro, todos acabavam ganhando algum presente com o sorteio do amigo secreto. Como nem todos eram realmente muito próximos, e como não havia outro jeito de presentear à todos, foi criada a brincadeira; dessa forma, ninguém ficava sem ganhar um presente, e como todos eram escolhidos por sorteio, também se evitavam discriminações ou preferências...

Existem, além do amigo oculto tradicional, outras versões da brincadeira. Confira:

Amigo tradicional: são colocados os nomes dos participantes em papeizinhos e depois é feito um sorteio. É estipulado o valor do presente e na noite de Natal ou na festa de confraternização cada um entrega o seu presente, fazendo um discurso sobre quem ele tirou.

Amigo econômico: É a mesma forma do amigo secreto tradicional e ideal para aquele grupo que está com pouco dinheiro. Este amigo vale mais pela brincadeira, onde é estipulado um valor simbólico que varia de R$ 1,00 a R$ 5,00. 

Amigo ladrão: Todos compram um presente que gostariam de ganhar e fazem um pacote que não seja fácil a visualização. Por meio de um sorteio cada participante recebe um número e quem tirou o número 1 inicia a brincadeira. Em ordem numérica cada participante escolhe um presente que ainda está embrulhado e rouba o presente de quem já escolheu. Mas cuidado! Esta brincadeira não é recomendada para crianças, pois elas podem não entender e acabar chorando...

Amigo da onça: Também é feito um sorteio, mas o presente precisa ser algo que o amigo não vai gostar! Alguns até chamam de inimigo secreto!

Amigo artesanal: O presente deve ser feito pela pessoa e o que vale é a criatividade. Pode usar matéria-prima reciclável. A vantagem é que não se gasta muito dinheiro.

Amigo mensagem: Um opção para agradar os amigos com mensagens de carinho. Vale escrever um cartão, uma carta ou uma história engraçada para quem você tirou.

Amigo bingo: É uma brincadeira bem divertida que consiste em todos brincarem do jogo do bingo. Quem for ganhando escolhe um presente e vai saindo da brincadeira.


Quem aqui gosta de brincar de amigo oculto (secreto)?

0 comments:

Postar um comentário