6 de março de 2018

Confie em si mesma (o) com pensamentos positivos

A falta de confiança em si está na origem de imensos danos. Pode gerar medo, travar as suas relações afetivas, dar-lhe insônias, perturbar a sua digestão, minimizar o rendimento profissional, enfim, estragar toda a sua vida! No entanto, a menos que seja quase sobre-humano, cada um de nós tem efetivamente o seu ponto fraco. É raro encontrar pessoas cuja segurança seja total em todos os aspectos. Ou então, trata-se de pessoas que dissimulam bem. A confiança é essencial para conquistar e manter a felicidade e o equilíbrio psíquico. A sua falta de confiança não é uma fatalidade.

Como ter mais segurança em si próprio
Comece por determinar qual o aspecto da sua vida que revela maior falta de confiança em si próprio. É possível que este problema seja generalizado; porém, na maioria dos casos, atinge sobretudo um elemento específico, quer se trate do trabalho, das relações afetivas, da escolaridade ou das relações com o sexo oposto. Quando souber exatamente sobre que ponto dirigir a sua reprogramação, dedique todos os dias alguns minutos aos seus exercícios.

Faça o exercício “quadro preto e quadro branco”
Esta técnica muito simples vai ajudá-lo. Basta ter um papel branco e outro preta (pode ser cartolina, papel-cartão ou qualquer outro tipo de papel). Esteja em um lugar tranquilo, onde ninguém possa incomodá-la (o).

No quadro preto, escreva os pensamentos negativos, da forma mais concisa possível. Não tenha medo de dizer a verdade! Mais ninguém vai ver os seus quadros. Não hesite em abrir as portas que mantinha pudicamente fechadas até agora. Explore a sua mente. Vá até ao fim da sua pesquisa.
Por exemplo, se a sua falta de confiança se traduzir sobretudo nas suas relações com o sexo oposto, vai escrever no quadro preto pensamentos tais como: “Fui rejeitado uma vez e tenho medo de voltar a sê-lo”, “Sou demasiado orgulhoso para suportar a rejeição”, “Não sou fisicamente atraente”, “Tenho medo de sofrer de impotência passageira”, etc.. É essencial que seja franco consigo próprio e que não dissimule nenhum dos seus motivos secretos. Após ter lido e relido com desaprovação estas frases, destrua o quadro preto, escreva os pensamentos contrários no seu quadro branco. Para retomar o nosso exemplo, poderá escrever: “Mesmo tendo sido rejeitado uma vez, isso não significa nada”, “Não tenho motivos para ter vergonha do meu físico”, “Não tenho nenhum motivo para sofrer de impotência”, etc.. Utilize este método pelo menos uma vez por semana durante três meses para reforçar os dados adquiridos.

E por último, faça um exercício de dinamização
Outro exercício particularmente eficaz consiste em evocar o seu subconsciente após tê-lo preenchido completamente de energia psíquica.

− Dirija-se a um lugar tranquilo, onde ninguém possa te incomodar.
− Imagine agora uma esfera de luz dourada sobre a sua cabeça. Ela desce e envolve-o como uma áurea. Protege-o enquanto o enche de uma energia maravilhosa.
− Quando estiver completamente envolvido pela luz dourada, fale ao seu subconsciente com frases curtas e diretas. Por exemplo:
− Tenho confiança em mim.
− A cada dia que passa a minha confiança aumenta.
− Estou à altura.
− Sou EU.
− Gosto de mim tal como sou.
− Sou digno de mim próprio.
− Agora, formule instruções mais específicas sobre o elemento da sua vida que pretende manter mais confiante. Por exemplo:
− Sou competente.
− Trabalho bem.
− Confio na minha competência.
− Tenho êxito, etc.
− Em seguida, imagine que a luz dourada se desvanece a pouco
e pouco. Você está no seu santuário (lugar tranquilo criado por você onde ninguém irá te incomodar), respirando ar puro.

Este exercício é simultaneamente relaxante e dinamizador. É portanto muito positivo e dá-lhe, para além disso, um profundo bem-estar.


Espero que estas dicas tenha ajudado!

2 comentários:

  1. Não conhecia a técnica do quadro preto, quadro branco. Boas dicas ^^
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu li isso há muito tempo em um livro de auto-ajuda e resolvi colocar no post. É muito bom! Bjo 💋

      Excluir