5 de outubro de 2014

Especial Halloween - Parte 1 - História



Em 31 de outubro celebra-se, cada vez em mais cantos do planeta, a noite de Halloween. Acredita-se que o Halloween nasceu há séculos como uma festa celta pagã chamada Samhain. Os celtas acreditavam que, no último dia de outubro, a separação entre o mundo dos vivos e dos mortos era mais ténue e, por isso, os mortos visitavam a terra nessa noite. E era para honrar as almas dos que já não estavam entre eles que estes pagãos celebravam o Samhain.

 Com a conquista Romana, o Império integrou muitos dos festivais pagãos nas suas próprias celebrações, espalhando esta cultura rica e variada por todos os sítios onde passavam.

No século VIII, a Igreja Católica declarou que o dia 1 de novembro seria o Dia de Todos os Santos (All Saints’ Day ou All Hallows’ Day – porque ‘Hallowed’ quer dizer ‘santificado’). Ora, o dia 31 de outubro era a véspera (‘eve’) desta data, ou seja, o ‘All Hallows Eve’, que foi evoluindo para Hallowseve e Hallowe’en.
As pessoas se mascaram de coisas assustadoras, porque acreditavam que só assim podiam manter afastados os espíritos que passeavam na terra na noite de 31 de outubro. Também era costume deixar pratos de comida nos limites das povoações, na esperança de que os espíritos comessem e não incomodassem os vivos.
Não perca, toda semana de Outubro, aqui no blog, mais curiosidades sobre o Halloween!

0 comments:

Postar um comentário