22 de maio de 2023

Bolo diet de tapioca e coco (sem glúten e sem lactose) 🍰


Olá!! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje voltei pra trazer uma receitinha bem gostosa que fiz aqui para experimentar. Ela é sem glúten, sem leite e sem açúcar (usaremos adoçante). E é super fácil, só misturar tudo e colocar pra assar. Aqui em casa, no forno elétrico pré-aquecido, demorou uns 40 minutos para assar, a 210º. Então o tempo varia muito, dependendo do forno. Bora aprender?

Ingredientes:

1 ovo

1/2 xícara (chá) de adoçante em pó (eu uso o da Lowçucar com Stevia).

1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente

1 xícara de coco ralado

1 e 1/2 xícara de goma de tapioca (aquelas prontas, vendidas em supermercado)

1 vidro de leite de coco (200ml)

1 pitada de sal


Modo de fazer:

Enquanto o forno é aquecido (meu forno elétrico eu deixo aquecer a 210º), comece a preparar o bolo. Em uma bacia ou bowl, misture o ovo, a manteiga e o adoçante. Bata com um fouet ou na batedeira mesmo, pra ficar bem homogêneo. Adicione a goma de tapioca, o coco ralado, o sal e o leite de coco e bata mais um pouco, para misturar bem. Eu bati na batedeira por mais ou menos 1 minuto. Unte uma forma (como o bolo não cresce, pode usar uma forma pequena, para ficar mais bonitinho na hora de desenformar) com manteiga ou óleo de coco, polvilhe coco ralado e despeje a massa por cima. Leve ao forno, pré-aquecido, a 210º (no meu forno elétrico essa temperatura é ideal e eu coloco o botão na opção de aquecer tanto em cima quanto embaixo, mas depende do seu forno). Desligue o forno quando o seu bolo estiver dourado nas laterais. Desenforme e sirva morno ou frio!

Olha que lindeza que o meu ficou! Mas o melhor mesmo é o sabor. Gente... é viciante! Todos que provaram aqui em casa amaram e quiseram repetir mais de uma vez. 😄 É que ele tem uma textura diferente dos bolos comuns, parece um pudim e ao mesmo tempo uma maria-mole... é inexplicável, mas é muuuuuito bom! Vale a pena experimentar!

Crocante por fora e "grudentinho" e "puxento" por dentro

Quem gosta de coisas "grudentinhas", como eu, vai amar!
Ficou com essa textura por causa da goma da tapioca. 

Como ficou por baixo.
Aqui ele ainda tava inteiro kkk 

Espero que você tenha gostado! Se fizer na sua casa, comenta aqui depois como ficou! 😋

Até a próxima!


0 comments:

Postar um comentário