29 de março de 2015

Benefícios do Chá-Mate



O post de hoje é um pouquinho diferente. Como sou super fã e bebo a qualquer hora do dia, desde criancinha, não podia deixar de falar sobre ele, o delicioso chá-mate e seus benefícios. 

 Além de deliciosa a bebida ajuda prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e, de quebra, ainda retarda o envelhecimento precoce. Para quem não acredita que um chá tão gostoso como o mate possa fazer tão bem, saiba que a erva possui uma grande quantidade de nutrientes, como cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina, ácido fólico, ácido pantotênico; vitaminas A, B1, B2, C e E; sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio); proteínas; frutose; glucose, óleos essenciais além de celulose, entre outros. Ou seja, é um poderoso estimulante da atividade física e mental, que beneficia os nervos e músculos no combate a fadiga, atua como regulador das funções cardíacas e pulmonares, além de ser um excelente digestivo. 

É importante ressaltar que as ações da erva-mate no organismo ocorrem quando a bebida é consumida regularmente, pois é preciso existir uma concentração constante das substâncias bioativas (flavonóides e cafeína) na circulação sanguínea. 

Mas, atenção, se você sofre de insônia e-/ou taquicardia é melhor maneirar no consumo, pois os efeitos do chá no organismo são similares ao do café, o que pode ocasionar insônia e um pouco de irritabilidade e ainda alterar os batimentos. Evite consumir antes de dormir.

O chá-mate é antioxidante e com isso ajuda também a retardar o processo de envelhecimento, ajuda no combate ao câncer e até em prevenção de doenças cardíacas.


0 comments:

Postar um comentário