14 de julho de 2012

Frases famosas do livro "O Pequeno Príncipe"


Eu não podia deixar de falar do meu livro favorito:  "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry. A obra de Antoine é algo com que o leitor pode se deliciar, não é como várias obras, uma obra monótona. Afinal, o príncipe percorreu muitos planetas,- sete, com a Terra - conheceu criaturas estranhas, algumas tremendamente egoístas, outras terrivelmente solitárias. A viagem do principezinho começou quando ele se desiludiu com sua flor, e considerou que ela era boba e exigente, ou seja, egoísta e voluntariosa, tirando a tranqüilidade de seu pequeno mundo. Mas na jornada que o levou ao planeta Terra ele também adquiriu experiência. Mais do que isso, entendeu, com o coração, que sua flor era única no mundo- apesar dele ter descoberto que existem outras de sua espécie- por isso, cabia a ele proteger e cuidar dela. Mesmo que fosse um pouquinho vaidosa, ou egoísta, e que fingisse não amá-lo. Nas palavras do próprio principezinho comprovamos este fato: "Eu me julgava tico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum"

Abaixo algumas das mais famosas frases do livro:

"Foi o tempo que investiste em tua rosa que fez tua rosa tão importante."
"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem."
"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."
"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
"O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo."
"Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo."
"O escravo constrói o seu orgulho em função do ardor do patrão."
"A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar..."
"Viva o hoje, pois o ontem já se foi e o amanhã talvez não venha."
" Todo homem traz dentro de si o menino que foi."
"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar." 
"Tu não compras nem a alegria,nem a saúde, nem o amor verdadeiro. "
"Serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo." 
"Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz."
"O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca."
"O Amor é a única coisa que cresce à medida que se reparte".
"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"

“Ah! Pequeno príncipe, assim eu comecei a compreender, pouco a pouco, os segredos da tua triste vidinha. Durante muito tempo não tiveste outra distração a não ser a doçura do pôr do sol.”

“Deveria ter percebido sua ternura por trás daquelas tolas mentiras. As flores são tão contraditórias! Mas eu era jovem demais para saber amá-la.” 

Ainda tem muitas outras frases famosas e que nos fazem refletir sobre o amor e outros sentimentos.
Mas vou ficando por aqui, já deu para se ter uma ideia do livro maravilhoso que é o meu favorito!!
                                     

0 comments:

Postar um comentário