25 de outubro de 2015

O Halloween no mundo


Como você já deve saber, o Halloween é neste sábado, dia 31/10, mas para quem ainda não sabe o significado desta data, trouxe um texto bem explicadinho sobre a sua história e como é comemorado em alguns países. Começa agora a semana especial de Halloween aqui no meu blog! Confira:


O Halloween é uma comemoração anual que acontece em países do mundo todo no dia 31 de outubro, véspera do dia de todos os santos. O que se vê no Halloween vai desde simplesmente acender velas para honrar os mortos até se vestir com fantasias de bruxa para brincar de “trick or treat” (gostosuras ou travessuras) .



A história do Halloween

Apesar de os EUA serem o país mais lembrado quando se fala de Halloween, a data tem origem bem mais antiga. Muitos acreditam que a celebração seria a versão cristã que se originou de rituais pagãos celtas que aconteciam nesta época na Escócia e na Irlanda. Outros creem que a celebração é similar, mas que surgiu independente disso. O nome “Halloween” é a junção de “All Hallows’ Eve”, que significa justamente “véspera do dia de todos os santos”. Há sempre muitas versões diferentes para o surgimento de um dia comemorativo, porém, dentro da tradição cristã, este era um momento de celebrar e honrar todas as almas, rezar por aqueles que ainda não tinham chegado ao ‘heaven’ (paraíso). A celebração se espalhou pela Europa, e as tradições começaram a ser estabelecidas. Uma das tradições era tocar sinos para as ‘souls’ (almas) presas no ‘purgatory’ (purgatório, estado de punição). Também se faziam os ‘soul cakes’ (bolinhos para o dia de finados) que eram distribuídos pelas crianças de porta em porta para os vizinhos. Eram oferendas para as preces por aqueles que estavam no purgatório. Acredita-se que foi isso que nos trouxe à atual tradição de pedir doces de porta em porta. As crianças se vestem com fantasias e saem pela vizinhança dizendo ‘trick or treat!’ (gostosuras ou travessuras!).




Tradição em alguns países:

Irlanda
Vamos começar por um dos países onde a festa se originou. Muitos costumes que vemos no Reino Unido, nos EUA e em outros países onde se fala inglês vieram daqui: usar costumes, as crianças brincando de “trick or treat” (gostosura ou travessura) para pegar candy (doces). O que tem a cara da Irlanda são as bonfires (fogueiras) acesas por todo o país, especialmente em áreas rurais – são grandes, feitas ao ar livre e usadas para a comemoração. Outra coisa bem irlandesa é o Barnbrack, um tipo de pão de Halloween similar a um panetone. A diferença é que o Halloween Brack tem objetos dentro para brincar de adivinhar o futuro. Se achar um anel no seu pedaço, por exemplo, significa que você se casará em breve.


Estados Unidos
Além do emblemático trick or treating, os americanos costumam decorar bem as casas para a ocasião. Uma decoração comum são as jack o’lanterns, lanternas de abóboras esculpidas e entalhadas para parecerem caras assustadoras. Na Irlanda e na Escócia, eles também usam nabos para fazer as lanternas. Além disso, eles fazem gincanas. Uma brincadeira de Halloween popular nos EUA é bobbing for apples – aqui, algumas maçãs são colocadas num balde ou panela grande de água, e as crianças precisam pegar a fruta com a boca, sem usar as mãos.


Áustria
Neste país, o costume é alimentar quem já foi dessa para melhor. Eles deixam pães, água e uma lanterna numa mesa antes de irem dormir na noite de Halloween. Isso ajuda a garantir que as almas que voltam para a Terra nesta noite estejam cuidadas.


Bélgica
Na Bélgica, as velas são acesas no Halloween para homenagear a memória de amigos e parentes falecidos. Eles também ficam ressabiados com black cats (gatos pretos) nesse dia, porque acreditam que seja má sorte um desses entrar em casa ou passar na sua frente.


Alemanha
Os alemães comemoram o Halloween como o dia de todos os santos. A festa se estende de 31 de outubro a 8 de novembro. As pessoas rezam na igreja por aqueles que já morreram e visitam os túmulos de entes queridos. Uma tradição mais incomum é que eles escondem as facas para se proteger dos espíritos que voltam nessa época.



Brasil
No Brasil, também se comemora o Halloween em festas particulares, mas não possui um significado e valor cultural tão forte como nos Estados Unidos e em outros países, principalmente do Hemisfério Norte. Assistir filmes de terror (envolvendo bruxas, fantasmas e demais temas assustadores, por exemplo), acaba por ser uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas durante o Halloween no Brasil.

Eu sempre comemoro o Halloween com a minha filha. Fazemos bolo decorado com velas e símbolos, balões, docinhos e salgados temáticos e às vezes nos fantasiamos ou usamos apenas maquiagem. É divertido e assustador ao mesmo tempo! Para nós, esta é a data mais esperada do ano! Espero que você tenha gostado do texto de hoje!
Ainda dá tempo de se programar para comemorar o Halloween este ano. Gostosuras ou Travessuras? 


0 comments:

Postar um comentário