13 de março de 2018

5 regras de ouro para dizer "Não"

Olá! Hoje trouxe umas dicas bem simples para quem tem dificuldade de dizer "não" e acaba cedendo, mesmo quando não quer fazer algo. Espero que goste!

1. Ouça o pedido com atenção e leve tempo para pensar antes de responder.
Por exemplo, se alguém telefonar a pedir-lhe que vá às compras com ele e você não tem a certeza se quer ir, poderá responder delicadamente: "Preciso pensar, te retorno dentro de alguns minutos.”

2. Diga sempre a verdade. 
Não dê justificações, nem pretextos inventados que pode esquecer, nem mentiras que só complicarão a sua vida.

3. Diga o que tem a dizer com tato e consideração. 
Recusar algo a alguém não significa atacá-lo até à morte. Se lhe pedirem para comparecer a uma reunião, por exemplo, será mais diplomático dizer: “Agradeço por ter se lembrado de mim, mas penso que não terei tempo” em vez de: “Não gostaria de ir, será uma perda completa de tempo”.

4. Não caia no erro de discutir, especialmente quando a outra pessoa se torna agressiva. 
Mantenha a calma e faça um sorriso. Estas são as suas melhores armas contra aqueles que fazem de conta que estão chocados com a sua recusa repentina de não ceder aos desejos deles. Evite entrar em discussões acerca da razão que o levou a recusar. Não tem de dar explicações supérfluas. Apenas sorria e diga “não”. Por exemplo: O seu marido (ou a sua mulher) chega em casa do trabalho e avisa-a que convidou um colega para jantar no sábado. Ele sabe o quanto você estava com vontade de sair no sábado, para ir ao cinema ou ao teatro, portanto vai tentar fazê-la mudar de ideia. Se tem mesmo vontade de ir ao cinema ou ao teatro, então não existe qualquer razão para não ir. Não se deixe envolver numa longa discussão, que poderá levar a uma briga, durante a qual o mais provável é dizerem coisas de que irão se arrepender. Simplesmente repita delicada e calmamente o seu desejo de sair nessa noite. O seu marido pode muito bem receber os convidados sozinho. “Mas...”, ouço-a pensar, “... ele terá de dar uma explicação para a minha ausência.” Esse é um problema dele e não seu.

5. Não se desculpe. 
Não há razão nenhuma para inventar uma desculpa porque disse "não" a alguém. É o seu direito como indivíduo. Ao dar uma desculpa, coloca-se numa posição inferior, revela o seu receio e dá a impressão à outra pessoa de que é possível quebrar as suas defesas e fazê-lo mudar de ideias. Seguirá uma discussão e provavelmente acabará por dizer sim, só para ter um pouco de paz e sossego. Boas notícias: de acordo com especialistas, o primeiro “não” é o mais difícil. Quando você perceber que não causou nenhum desastre, então será mais fácil dizer não uma segunda vez. Então, o que espera?

Um comentário:

  1. A nossa sociedade tem dificuldade em aceitar o não. Somos sempre ensinados a dizer sim, a concordar, a ir de acordo com a maré. O ato de dizer não é uma das formas mais simples de se rebelar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir