12 de fevereiro de 2023

Minha experiência estudando espanhol (Duolingo, Tandem, Spotify, Netflix) 🇪🇸

Olá, pessoal! Estou de volta por aqui, depois um bom tempo sem postar nada. É a correria da vida. Não é fácil ser dona de casa, fazer faculdade, estágio, ser tutora de pets e ainda arrumar tempo para outras coisas importantes. O meu blog é muito valioso para mim, mas infelizmente não consegui postar nada, até porque com os dias agitados e muito trabalho da facul pra fazer, nem tive inspiração alguma pra escrever. 

Mas hoje tive uma ideia! Eu estudo espanhol há mais de dois anos, e aprendi muito nesse tempo (porque quando comecei ainda estávamos no meio da pandemia de Covid-19 e, passando a maior parte do meu tempo estudando em casa, aproveitei pra me dedicar a um "novo" idioma - Digo novo entre aspas porque eu já tinha uma noção básica do espanhol), então resolvi compartilhar essa experiência com os meus leitores!

Fiz o teste no Duolingo e já comecei num nível mais intermediário (pelo menos no app), mas confesso que para começar a falar - conversar com nativos usando um app - Tandem - não foi muito fácil, eu ainda gaguejava no início e demorava pra pensar na próxima palavra da frase. Mas tudo bem. Sempre gostei de espanhol, e lembro que na minha adolescência, na época do discman (final dos anos 90), eu comprei um CD de um cantor espanhol, chamado Javier (depois soube que ele era filho do Julio Iglesias) e aprendi a cantar todas as músicas. Muitos anos depois perdi os meus CDs e fiquei doida querendo achar essas músicas de novo, mas só agora, com o meu queridinho Spotify, encontrei o CD completo do Javier, o mesmo que eu tinha naquela época. Eu sempre fui apaixonada pelo sotaque espanhol, pois uma de minhas tias se casou com um chileno e eu o ouvia falar meio que um portunhol; já achava chique, mesmo sem entender algumas coisas que ele dizia. Enfim, estudar no Duolingo me fez perceber que o espanhol não é tão simples quanto parece e nem tão complicado assim, basta praticar sempre. Depois que passei por todas as lições, continuo praticando todos os dias e mantenho minha ofensiva em dia. 

Ano passado eu pagava o Premium, que hoje é chamado de Super Duo, e sempre ficava nas primeiras posições das competições. Mas depois que parei de pagar, eu desativei essa opção, porque tinha dia que eu não estava muito afim de competir, só queria repassar as lições mesmo, aí foi ficando chato isso. Mas para quem gosta e tem paciência que ficar lá competindo com outros estudantes, é uma opção bem legal. Eu conquistei todos os títulos, inclusive da última fase - Diamante - mas como desativei as competições do meu perfil, agora só tenho acesso às conquistas comuns mesmo (então, sem prints).

*Para quem prefere estudar outros idiomas, como inglês, italiano, alemão, etc... tbm tem lá no Duo. Eu tinha começado o inglês, mas acabei não terminando, porque o que eu gosto mesmo é de espanhol. Claro que é necessário saber pelo menos um pouco do inglês, mas isso eu sei. Entendo muita coisa, até porque cresci nos anos 80/90 e nessa época era uma explosão de música pop que a gente ouvia (eu ouvia principalmente Backstreet Boys, porque, como as pessoas que me conhecem já sabem, eu era grande fã deles, e apaixonada pelo Kevin e pelo AJ - hoje não sou mais, mas ainda escuto e os admiro como artistas), e acabava aprendendo inglês, além das aulas na escola, que ainda serviam para alguma coisa. Mas, ainda assim prefiro o espanhol. 

Voltando ao Duo, vou deixar aqui os prints do meu progresso lá. O Duolingo me ajudou e muito com o espanhol. Aprendi muitas palavras que eu não conhecia e consigo formar frases, falar sozinha em espanhol e até conversar com outras pessoas. 







No Tandem eu conversei com nativos do Uruguai, México e Colômbia, e eles diziam que eu falava bem o espanhol, pra quem estava começando. Às vezes tinha uns errinhos, mas eles me corrigiam. Era divertido, só que acabei desinstalando por falta de tempo de conversar sempre (eu já não sou muito de conversar...). Como não uso mais, vou ficar devendo esse print também. 

E para aprimorar mais meu conhecimento em espanhol, eu também ouço muitos podcasts no Spotify (como estudante, eu pago um precinho bem em conta - sinceramente, não consigo usar o Spotify de graça, é chato, tem anúncios e não posso fazer fila com as músicas que quero); também assisti a várias séries mexicanas (e ria muito!) e filmes em espanhol (na Netflix tem aos montes). 


E para completar, tenho várias playlists de músicas em espanhol (desde reggaeton, até românticas, pop e outras mais lentas). Escuto sempre quando estou arrumando a casa e dentro do ônibus e metrô. Aprendi a cantar e quando não entendo a palavra, eu leio a letra e anoto as palavras novas. As mais animadas eu escuto durantes os treinos na academia e danço em casa também. 





Quando comecei a estudar no Duolingo, meu pai, professor de música, me emprestou alguns livros de música em espanhol. Era engraçado lê-los, porque muitas vezes eu não entendia a matéria (sobre música, e eu sei pouco do assunto, porque não estudei tempo suficiente para ficar craque), mas entendia o que o texto queria dizer, e também aprendi muitas palavras, e como usá-las nas frases. Olha só o material de espanhol que também tem me ajudado:


O que eu quero dizer é que, se você pretende se dedicar a aprender um idioma, deve fazer o que for possível para manter a prática, como todos esses exemplos que falei acima - ver vídeos, de preferência com o áudio e a legenda no idioma que você quer aprender, ouvir músicas e podcasts, ler livros, praticar algumas lições, como no Duolingo... e por aí vai. Vale até deixar seu computador e/ou celular no idioma!! 

Espero que você tenha gostado e que eu tenha te motivado a aprender um novo idioma também! Persistir e nunca desistir! E não se esqueça que o processo de aprendizagem é lento, e que você sempre vai encontrar por aí palavras e expressões que não conhecia. Bora estudar?



0 comments:

Postar um comentário