Além das coisas boas que assimilamos ao longo da vida e que servem para posicionamentos na fase adulta, temos a tendência de carregar também experiências negativas, tais como a auto-sabotagem (que acontece quando temos medo de arriscar e errar), opiniões alheias, rotulações e diversas outras situações que bloqueiam nosso desenvolvimento pessoal.
Esses vácuos, somados à outras dificuldades triviais (da vida de forma geral), é que não nos permitiram aprender como controlar emoções. Em consequência, muitas vezes não somos fortes mentalmente como deveríamos ou gostaríamos. A boa notícia é que a força emocional é como um músculo: quanto mais você usa, mais forte ele se torna.O que as pessoas emocionalmente fortes não fazem?
- Elas não imploram por atenção: força emocional significa confiança, e as pessoas confiantes não precisam ser constantemente o centro das atenções. Elas são confortáveis em si mesmas.
- Elas não permitem que outros as derrubem: as pessoas emocionalmente fortes ignoram os inimigos e os pessimistas. Elas evitam essas pessoas e se cercam de pessoas positivas.
- Elas não param de acreditar em si mesmas: de alguma forma, eu não posso acreditar que existam alturas que não possa ser escaladas por um homem que conhece os segredos de fazer os sonhos tornarem-se realidade. Quando você acredita em uma coisa, acredita em tudo no caminho, de forma implícita e inquestionável.
- Elas não têm medo de amar: o amor é a força que transforma e melhora a Alma do Mundo.
- Elas não têm medo da reflexão: às vezes, você precisa dar um passo atrás quando você for empurrado para algo muito difícil. Tenha um carro grande, mas não à custa de sua saúde e bem-estar. Permita-se ter um tempo para a reflexão e relaxamento.
- Elas não tentam mudar ou corrigir as pessoas, aceitando-as como elas são.
E o que elas fazem?
- Aceitam mudanças
- Se doam sem esperar nada em troca
- Elas recebem críticas sem fiar na defensiva e não são facilmente ofendidas
- Resolvem conflitos de forma saudável
Então, como ser uma pessoa emocionalmente forte? Não é muito difícil. Mas se você tentar e se dedicar, consegue chegar lá. Aqui vão algumas dicas:
- Aceite as adversidades
- Não crie expectativas
- Aprenda a dizer não
- Trace sonhos e metas para sua vida
- Fortaleça sua capacidade de decisão
- Mantenha a mente relaxada
- Desapegue das preocupações.
E lembre-se: conquistar o equilíbrio entre a razão e a emoção é um dos pontos-chave para alcançar o controle interno. Todo excesso é prejudicial, pois agir com extrema racionalidade leva a pessoa a reter sentimentos e colocar de lado a intuição na tomada de decisões. Quem vive levado totalmente pela emoção pode causar grandes conflitos, pois age por impulso e não mede, muitas vezes, as consequências de suas ações.
0 comments:
Postar um comentário