24 de novembro de 2018

Como fazer leite de amendoim (Vegan)

Oii! Hoje trouxe a receita de um dos leites vegetais mais gostosos (que eu acho!), porém para alguns pode ser um pouco enjoativo, pois o amendoim tem um óleo natural que acabamos sentindo um pouco no leite. Mas o sabor é muito bom, então para os amantes de amendoim, vale a pena experimentar! 

Ingredientes:
  • 1 e 1/2 xícara de chá de amendoim (eu uso o com pele e sem ser torrado, mas se quiser pode usar o torrado também - acho que o torrado é mais gostoso para fazer leite condensado de amendoim ou pasta de amendoim, no caso do leite eu prefiro que não seja torrado, pois pode ficar um pouco amargo).
  • 1 litro de água filtrada
  • 1 colher (chá) extrato de baunilha (opcional)
  • Canela em pó (opcional)
Preparo: (veja as fotos)

Deixe o amendoim de molho por, no mínimo, 8 horas

Escorra a água e lave bem os amendoins
Coloque numa panela e cubra com água. Deixe ferver. 
Assim que ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.
Depois que descansar, coe e lave novamente os amendoins. 
Coloque os amendoins no liquidificador com 1 litro de água, a baunilha e canela a gosto (opcionais).

Depois que bater bem (mais ou menos 2 minutos), vamos coar. O ideal é coar com o coador de voal (comprei os meus na internet - dá pra encontrar de vários preços, então é bom pesquisar bem antes de comprar, e lembre-se que às vezes o frete de uma loja não compensa). Se vc não tiver o coador, pode usar a peneira, mas nesse caso o leite fica mais concentrado, pois ficam ainda resíduos do amendoim.

Depois de coado (aperte bem o coador para extrair o máximo de líquido), vamos guardar os resíduos para fazer outras receitas (nada de desperdício, hein!)
Aqui está o nosso leite de amendoim, bem gostoso e livre de crueldade! 
Pode tomar com a consciência tranquila!

Coloque em um recipiente de vidro, 
conserve-o em geladeira e use-o em até 5 dias. 
Experimente fazer um Capuccino, fica bem cremoso!

Aqui está o nosso resíduo de amendoim. Eu fiz uns cookies bem gostosos, misturando umas colheres de açúcar (pode usar o cristal, demerara ou mascavo), um pouco de farinha de trigo para dar liga e um pouco de óleo. Asse por mais ou menos 25 minutos (mas vá olhando de vez em quando, para não queimar embaixo). Veja na primeira foto do post os meus cookies de amendoim com uva-passa!


E então, receita aprovada? O leite vegetal que mais faço aqui em casa é o de aveia, que além de super saudável é mais barato e bem mais fácil de fazer, e minha filha adora! Depois ensino como fazer!

0 comments:

Postar um comentário