20 de fevereiro de 2023

Sequilhos de leite condensado - Super Fácil 🍪


Oii! A receita que trouxe hoje é bem fácil de fazer, fica pronta em 20 minutinhos e é muito gostosa! Faz muito sucesso aqui em casa, e como eu prezo pela praticidade das coisas e sei que muita gente também é assim, resolvi compartilhar com os meus leitores como fazer esse sequilho, que fica mais gostoso do que os industrializados, porque ele realmente leva leite condensado (e não essência)!

Ingredientes:

195 g de leite condensado (1/2 lata ou 1 caixinha pequena)

80 g de margarina ou manteiga em temperatura ambiente (4 colheres de sopa - aqui eu sempre uso manteiga de primeira qualidade)

300 g de amido de milho (aproximadamente 2 xícaras; pode variar, até dar o ponto certo.) 


Preparo:

Misture o leite condensado com a manteiga. Mexa bem até que a manteiga se incorpore. Acrescente aos poucos o amido (a quantidade de amido de milho é aproximada). Quando começar a ficar pesada, mexa com as mãos. Mexa bem até que a massa fique lisa e macia e desgrudando das mãos (vai continuar grudando um pouco por causa do açúcar do leite condensado, mas não é aquele grude que te atrapalhe de fazer bolinhas). Se necessário, coloque mais um pouco de amido, até que a massa fique no ponto certo (não deixe ela muito mole, senão quando for ao fogo, as bolinhas acabam se desfazendo e juntando umas com as outras - acredite, isso já aconteceu comigo e eu tive que cortar depois os biscoitos em formato de quadradinhos). Pegue um pouco de massa e faça bolinhas. Depois aperte levemente. Transfira para uma assadeira antiaderente. Com um garfo faça marcações (às vezes acho isso desnecessário, porque quando a massa esquenta, ela amolece e acaba perdendo essas marquinhas, mas fica a seu critério). Leve ao forno preaquecido 200°C por cerca 15 minutos. O ponto certo para retirar os biscoitos do forno é quando estão um pouco dourados embaixo (como na última foto!). 

Nota.: espere esfriar bem antes de servir, pois enquanto os biscoitos estão quentes, ou até mornos, podem esfarelar e/ou quebrar. 😥


Ponto certo para fazer as bolinhas

Bolinhas prontas para irem ao forno

Terminou de assar, ainda não retire do tabuleiro!

Ponto certo para desligar o forno 
(para saber se já está assim, vire um dos biscoitos com muito cuidado, 
com a ajuda de uma espátula ou colher) *Vê se não vai se queimar no forno, hein!

Ah, essa receita rende aproximadamente 20 biscoitinhos, dependendo do tamanho das bolinhas que você fizer.

Espero que você tenha gostado da receita! Pode parecer complicado, porque são muitas informações, mas depois que você pegar o jeito, vai fazer até de olhos fechados, sem precisar consultar a receita!

Até o próximo post! 🤗

0 comments:

Postar um comentário