4 de março de 2023

Cuidados básicos com a pele do meu rosto - e como acabei com a acne!


Olá!! Tudo bem? Espero que sim! 😊 Hoje quero falar um pouquinho sobre como me livrei das espinhas no meu rosto e quero também mostrar os cuidados básicos que tenho com a minha pele, para mantê-la hidratada e bonita ao longo do dia. É coisa bem básica mesmo, cuidados simples, mas que fazem a diferença, principalmente se seu dia a dia é bem corrido como o meu e você não tem muito tempo para cuidar da pele do rosto. Mas antes de mais nada, quero explicar que para manter a pele bonita e hidratada, não depende apenas de fatores externos, como o uso de protetor solar e cremes, por exemplo; mas uma alimentação saudável também faz toda a diferença. Não adianta você usar um monte de cremes, lavar a pele com o sabonete certo, se você come fast food e alimentos ultra processados e cheios de açúcar todos os dias😑.

E se você não tem muito tempo para se dedicar à alimentação e acha que ela é pobre em nutrientes, o ideal também seria tomar algumas vitaminas. Já fiz um post sobre a vitamina em goma que comprei (clique aqui para ver) e que ajuda bastante a manter a saúde da sua pele em dia, e também mostrei um creme anti-idade que eu gosto muito de usar, principalmente à noite, antes de dormir (clique aqui para ver).

Então, para começar a falar sobre como acabei com a acne, primeiro preciso explicar porque tive a acne depois dos 30 anos. Bem, foi um problema hormonal, pois tomei anticoncepcional durante 17 anos (comecei logo que minha filha nasceu) e quando resolvi parar - depois que pesquisei bastante sobre o mal que poderia causar o uso contínuo das pílulas, especialmente em mulheres acima dos 35 anos - o meu corpo simplesmente não entendeu o que estava acontecendo e onde estavam aqueles hormônios que ele estava acostumado durante anos, ou seja, desregulou tudo. Meu rosto encheu de espinhas e cravos, meu cabelo não parava de cair e acho que ganhei uns quilinhos também (por mais que não tenha sido algo perceptível para os outros, me incomodou). 

Depois de um tempo acabei cortando o cabelo bem curtinho - do jeito que eu nunca tinha cortado antes! - para ver se caía menos, porque nem as vitaminas ajudaram (já que problema foi hormonal). Depois que cortei, ele recuperou as forças e agora já cresceu de novo. Mas antes dele crescer, eu fiz progressiva porque não estava aguentando mais ficar com o cabelo curto e sem forma (nem cacheado, nem ondulado😅). Não estava feio, mas enjoei rápido e ele estava demorando pra crescer! Aí optei pelo liso extremo! Foram mudanças bem radicais (hahaha)!

Para tentar secar as benditas espinhas, comecei a usar argila branca. Passava no rosto duas vezes por semana (com a pele bem limpa e seca). Ajudava a tirar a oleosidade, mas não acabou com ela. Depois comprei argila de outras cores também e fazia um "mix" com elas, que até ficava esverdeada (claro que eu usei só as cores próprias para pele oleosa e com acne - amarelo, branco e verde, às vezes misturava um pouco da argila preta). 

Também comprei vários tipos de sabonetes antiacne, cada um com uma composição diferente, e fui testando. O que deu mais certo foi o AcneBlock, com enxofre na composição (não esquece de olhar isso, porque tem três tipos e cada um é uma composição diferente - esse com enxofre é para pele muito oleosa). Comecei a usar também o gel secativo Acnezil, (também tem a linha de sabonetes Acnezil, e o amarelinho também funciona pra mim, se você quiser testar, clique aqui para comprar) e ainda uso quando uma ou outra espinha aparece (por causa do calor, o uso de máscaras na pandemia, óculos e boné pioraram a oleosidade!) e consigo secá-la em dois ou três dias, dependendo do tamanho. Nunca esprema as espinhas, sério! Por mais que você queira, não faça isso, porque a pele fica manchada e demora muuuito tempo para sumir, principalmente se você tem mais de 30 anos, porque a renovação da pele a partir dessa idade é mais demorada do que a de uma jovem com menos de 30. Pense nisso! 

Foi um tratamento muito demorado (2020-2022) porque eu não me consultei com um dermatologista, e fui testando as opções em casa. Tinha lido sobre pessoas que tomavam remédios muito caros, receitados por médicos e eu não estava em condições de pagar nada caro e também acreditava que não funcionaria, por ser problema hormonal. Aí nesse caso eu teria que ir na ginecologista e pedir exames para verificar meu níveis de hormônios. Achei melhor ser paciente, cuidar da melhor forma possível e pensar que tudo um dia terminaria. E graças a Deus terminou. Hoje minha pele está linda, porque eu cuido dela! Afinal, o rosto é a parte do corpo que as pessoas olham primeiro e que mais chama atenção. Não pode ficar descuidado. 

Foto tirada anteontem, 02/03/2023, sem filtro. 

Mantenho agora os cuidados para ela não voltar a ficar oleosa e ao mesmo tempo não quero que ela fique seca demais, porque já estou na idade de ter linhas de expressão, e se a pele ficar seca demais elas ficam mais visíveis. Por isso deve-se ter os cuidados certos!

Vamos agora ao que interessa. 

Cremes, preparo para maquiagem e dicas para manter a pele saudável e bonita! 🙌


Primeira coisa que eu faço ao acordar é lavar meu rosto. Uso somente água mesmo. Só uso sabonete antiacne quando sinto que suei muito à noite e acordei com o rosto um pouco oleoso (isso também acontece se você usa um creme muito oleoso antes de dormir). 

Depois pego meu sérum com vitamina C, da Max Love (que minha filha comprou pra mim na Shopee - clique aqui para comprar) e passo apenas uma gota - é o suficiente para o rosto todo. Não abuse, senão acaba deixando a pele grudenta. 

Antes de sair de casa, além deste sérum com vitamina C, ainda uso o Sérum Antipoluição, com ácido hialurônico, também da Max Love, e também presente da minha filha (clique aqui para comprar), para evitar que a pele absorva a poluição das ruas. (isso deixa a pele mais oleosa). Este sérum é para usar uma gota pequena, porque ele espalha bem e uma gotinha rende bastante!  Deixe secar antes de ir para o próximo passo. Se você usar muito, vai demorar para secar, além de deixar a pele grudenta. 

Atenção! Se seu rosto ainda possui muita acne, é melhor não usar esses produtos acima, pois não sei se pode piorar. No meu caso, eu uso e bem pouquinho, porque minha acne tá controlada. 

O próximo passo é o BB Cream da Anasol Antiacne, com fator de proteção solar 30. Ele deixa a pele maravilhosa, esconde imperfeições, já que é base e corretivo, além de outros benefícios (clique aqui para comprar). 

Depois do BB Cream, eu uso o pó compacto Feels Mood, da Ruby Rose (clique aqui para comprar). Espalhe com o auxílio de uma esponjinha de maquiagem. Esse é o toque mágico, que deixa a pele com aspecto liso, hidratado e mais jovem. 

Após esses passos bem simples, sua pele do rosto já está pronta para receber as outras maquiagens (como sombra, blush, etc...). Eu passo depois um pouco de rímel só para aparecer mais os cílios - já que os meus são bem discretos, e um batom rosa bem clarinho - não gosto de boca muito escura, mas a escolha é sua. Dependendo de onde eu vou, passo também sombra, lápis nos olhos e um pouco de blush. 

Nota: Uma vez por semana eu ainda uso a máscara de argila (a esverdeada mesmo - no caso, misturada - ou às vezes só a branca). Basta misturar um pouco da argila com um pouco de água - bem pouco mesmo, para que fique numa textura cremosa - e espalhar com um pincel no rosto. Cuidado para não cair nos olhos! Quando começa a secar, se você ficar conversando ou até mesmo se der um sorrisinho, vai cair o pó nos olhos 👀. Quando chega nesse ponto já é hora de enxaguar! Use apenas água fria para isso. Além disso, lavo meu rosto todos os dias com o sabonete AcneBlock (clique aqui para comprar) durante o banho. Duas vezes por semana uso o sabonete esfoliante Needs Antiacne, que você pode comprar em qualquer DrogaRaia ou pode comprar por aqui. Ele ajuda bastante a eliminar os cravos e a as espinhas que já estão secas. Também uso o gel Acnezil (clique aqui para comprar), quando aparece alguma espinha (antes de começar a passar os "Séruns"). Esse gel é o primeiro passo, se você tem alguma espinha.  

É importante lavar bem o rosto e retirar toda a maquiagem e os produtos à noite, quando chegar em casa, - na pia ou no banho mesmo - antes de dormir. 

E por falar em dormir, depois do banho à noite eu uso o Sérum com Vitamina C de novo, deixo secar e passo o Cicatricure (o meu está quase acabando, e quando acabar já tenho outro produto para experimentar! - farei review dele em breve). 


Então é isso! Espero que você tenha gostado e que este post tenha te ajudado e te incentivado também a cuidar da pele do rosto com passos simples e usando produtos bem bacanas. 

Ah, e não se esqueça de melhorar a alimentação, caso ela não seja das melhores (depois eu conto em outro post a minha experiência com a mudança de alimentação - parei de consumir açúcar - e trarei dicas de produtos também para substituir os doces, enquanto seu corpo ainda se adapta às mudanças na sua dieta), para obter bons resultados em um menor espaço de tempo 😉.

Até o próximo post! 💗

0 comments:

Postar um comentário