13 de setembro de 2017

Hábitos que prejudicam o sistema imunológico

Depois de pegar virose várias vezes em poucos meses, fui pesquisar sobre a diminuição da imunidade no corpo. Quando nosso corpo está com o sistema imunológico prejudicado, muitas doenças como viroses, herpes, alergias respiratórias podem ocorrer; pois são exemplos de doenças em que a pessoa é portadora, mas ela só se torna ativa no corpo se a imunidade estiver baixa. Então, para evitar que isso prejudique você, eu trouxe algumas dicas que vi no site Os Benefícios. Confira:

1- Bebidas alcoólicas
Tomar bebidas alcoólicas em excesso tem um efeito bastante negativo sobre o seu sistema imunológico. O álcool pode destruir as células e anticorpos que são necessárias para lutar contra as células infectadas por vírus. A bebida alcoólica também provoca deficiência nutricional global, privando o corpo de valiosos nutrientes que poderiam aumentar a imunidade.

2- Beber pouco água
Hidratação adequada é essencial para a saúde em geral; sem água o sistema imunológico do corpo não funcionará corretamente. A ingestão adequada de água ajuda o sistema imunológico a combater diversas infecções além de eliminar toxinas nocivas e resíduos de seu corpo. A baixa ingestão de água pode levar à desidratação, o que afetará diretamente o seu sistema imunológico.

3- Fumar
A inalação de fumaça, seja de cigarro (tabaco) ou de madeira, também prejudica diretamente a função imunológica do corpo. O cigarro promove a produção de numerosas citocinas pró-inflamatórias e até mesmo aumenta reações de hipersensibilidade imunológica. As substâncias químicas nocivas na fumaça do cigarro enfraquecem as defesas do corpo.
Se você fuma mesmo que seja pouco, deve parar imediatamente para poupar alguns anos de sua vida. Faça sua casa um ambiente livre de fumaça de cigarro, procure visitar somente lugares ou centros comerciais onde é proibido fumar. Assim você evita e não causará desconforto em pessoas ao seu redor.

4- Sedentarismo
Eu já disse em outros posts o quanto a atividade física é importante para o corpo. Se você é daqueles(as) que não pratica qualquer forma de exercício físico em sua rotina diária, o seu sistema imunológico sofre muito. O exercício moderado ajuda a manter o sistema imunológico sempre ativo.
Durante o exercício moderado, aumenta o fluxo de sangue, que promove o processo de expulsão de resíduos tóxicos fora de seu corpo. A circulação sanguínea adequada promove a movimentação de anticorpos e glóbulos brancos que são importantes para combater infecções. Bora pedalar ou caminhar?

5- Dormir pouco
Muitas pessoas possuem um estilo de vida agitado e ignoram a importância do sono; esse é um dos problemas que tem um impacto negativo direto sobre o sistema imunológico. Se você não tem tempo de dormir muito à noite, tente tirar um cochilo de pelo menos 20 minutos durante o dia, isso faz bem para o cérebro.
A falta de uma boa noite de sono torna o sistema imunológico incapaz de restaurar suas capacidades de defesa. Estas alterações a longo prazo podem contribuir para o desenvolvimento de doenças. 



6- Maquiagem e produtos de higiene
A maioria das pessoas usam maquiagem e/ou produtos de higiene todos os dias. Como muitos já sabem, vários desses produtos como sabonetes líquidos, loções, shampoos, cosméticos e até mesmo pastas de dente, são ricos em toxinas e substâncias químicas nocivas que podem causa a baixa imunidade. Estes produtos químicos nocivos sobre a pele são absorvidos para a corrente sanguínea, sem qualquer filtragem. Isto tem um grande impacto sobre as funções do sistema imunológico.

7-Falta de higiene pessoal
Poucos percebem mas a falta de higiene pessoal pode afetar indiretamente o seu sistema imunológico. Quem tem um estilo de vida anti-higiênico pode estar expondo seu corpo aos germes mais nocivos, tornando-o suscetível a mais infecções e doenças.
A higiene pessoal ajuda a prevenir a infecção e doenças, tenha em mente que vírus e bactérias estão presentes em todos os lugares e estão esperando uma oportunidade para atacar seu corpo.

8- Uso frequente de antibióticos
O uso frequente e inadequado de antibióticos pode prejudicar muito o seu sistema imunológico. 
Não tome antibióticos que não foram prescritos especificamente para você.
Se o seu médico receitou algum antibiótico, siga corretamente o tratamento. 

9- Brigas e emoções negativas
Você deve evitar discussões ou brigas que tragam emoções negativas como estresse, tristeza, medo, raiva e preocupação. Quando você está estressado(a), o nível de cortisol aumenta no corpo. O cortisol altera as respostas do sistema imunológico, bem como suprime o sistema digestivo, o sistema reprodutivo e o processo de crescimento. O resultado de tudo isso é que o corpo ficará mais suscetível a resfriados e gripe, bem como problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas, diabetes e outras doenças.
Procure evitar o estresse, pratique exercícios como ioga, meditação, massagem, aromaterapia, dê risadas e até mesmo jogue bola ou viaje. O riso é um bom remédio para combater o stress, bem como outras emoções negativas. 

10- Não tomar sol
A exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) é prejudicial para a pele, bem como a sua saúde geral. Por este motivo, muitas pessoas acabam evitando demais a luz solar e acaba prejudicando a sua imunidade. A luz solar ajuda a construir o sistema imunológico, quando tomamos sol o corpo recebe a vitamina D, que é necessário para o funcionamento adequado das células que contribuam para as defesas imunitárias. A vitamina D também desempenha um importante papel no metabolismo.
O melhor horário para tomar sol é antes das 10 horas e após as 16 horas, se você sair no sol das 10 às 16 horas, não se esqueça de usar protetor solar.

E aí, gostou das dicas?

0 comments:

Postar um comentário