2 de novembro de 2018

Trouxinha de Legumes (Vegan) 🌽🍅

Oii! Aposto que você não resistiu à foto e veio ver a receita, não foi? Então eu vou ensinar como fazer essa "Trouxinha" de Legumes, muito saborosa, que serve para a hora do lanche e até para festinhas (é só fazer menor). Você também pode congelar (depois de assado) e ir usando aos poucos.  Eu fiz pra minha filha levar na escola. Já havia feito antes com PTS, mas ela acabou enjoando de tanto que comeu 😜. Essa que fiz hoje rendeu 20 salgadinhos, de diferentes tamanhos. Resolvi variar o recheio e você pode fazer o mesmo. Pode usar palmito, alho-poró, etc... Use a criatividade! Vamos lá?


Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) fermento biológico seco (aquele usado para fazer pão)
  • 1 colher (chá) rasa de açúcar
  • 1 copo (250 ml) de água morna
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (eu usei 3 xícaras da branca e 1 xícara da integral)
  • 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
  • 1 colher (sopa) rasa de sal
  • Milho, ervilha, cenoura, palmito e outros vegetais para rechear (eu fiz um ensopado de cenoura, batata, milho, ervilha, cebola, alho-poró e molho de tomate, porém, na hora de rechear, esse ensopado deve estar frio e bem sequinho para não vazar na hora de fechar as trouxinhas).
Preparo:

  1. Faça o ensopado com os legumes que desejar e deixe esfriando. Não se esqueça que o caldo deve secar, para não atrapalhar na hora de fechar os salgadinhos.
  2. Enquanto isso, misture o fermento com o açúcar e a água morna. Misture bem até dissolver o fermento completamente.
  3. Acrescente o óleo e o sal e vá acrescentando a farinha aos poucos. Eu coloquei 3 xícaras primeiro e guardei a outra xícara para sovar a massa depois.
  4. Misture bem, mas não vá sovar a massa agora. Tampe a tigela onde você misturou tudo (eu cobri com um pano limpo e deixei dentro do forno desligado) e deixe a massa descansando por, mo mínimo, 30 minutos, para que ela dobre de tamanho.
  5. Depois dos 30 minutos verifique se a massa cresceu. Ela vai estar grudando. Não coloque as mãos ainda. Ligue o forno e deixe aquecendo por 10 minutos, mais ou menos, a 180º.
  6. Coloque a última xícara de farinha e comece a sovar, até que desgrude da mão (a massa fica um pouco molinha mesmo, é só sovar mais até que fique boa para rechear - não adicione mais farinha, senão ela fica rachando na hora de abrir com o rolo). Ela vai virar uma bola (veja a primeira foto abaixo).
  7. Divida a massa em vários pedaços e vá abrindo aos poucos com um rolo (segunda foto abaixo). Divida os pedaços em várias massinhas, abrindo novamente essas massinhas, com tamanho suficiente para rechear com 1 colher de sopa de legumes cada massinha (veja a terceira foto abaixo).
  8. Depois de rechear é só ir fechando em formato de trouxinhas, unido as quatro pontas. Tome o cuidado para fechar bem, senão, quando a massa estiver assando, ela vai crescer e abrir, deixando o recheio à mostra.
  9. Distribua as trouxinhas em uma assadeira (eu usei aquela de pizza, furadinha embaixo) e leve ao forno pré-aquecido, por mais ou menos 45 minutos. Esse foi o tempo que eu deixei, mas dependendo do seu forno, pode deixar mais ou menos tempo. A massa ficou bem assada e com as bordas crocantes, e embaixo começou a dourar. 
Dica: para ficar "dourado" em cima, misture uma colher (sopa) de azeite de oliva e uma colher (café) de açafrão e espalhe um pouco em casa trouxinha, antes de levar ao forno.

Ps.: desculpe a qualidade das fotos, a câmera do meu celular não está muito boa...



No forno, começando a crescer
Trouxinhas prontas
E aí, gostou? 😍 😃

2 comentários:

  1. Têm boa cara, mas colocaria qualquer coisa no lugar das ervilhas. É tão fácil comer bem sem matar ninguém ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o bom é que tem muitas opções sem crueldade mesmo! 😊

      Excluir