19 de janeiro de 2019

Empatia: como praticar


Você sabe o que é empatia? Já ouviu falar? Você pode até ser uma pessoa empática e nem sabe disso! Empatia consiste em saber se colocar no lugar do outro. Por exemplo: eu não consigo ver um animal sofrendo, pois vejo nos olhos dele o que ele sente, e isso me causa uma dor terrível (e foi o principal motivo que me fez virar vegetariana e agora vegana), eu chego a chorar. Outro exemplo: quando assisto a filmes/novelas e vejo uma cena romântica, ou drama, também me dá vontade de chorar (ou de emoção ou de tristeza, depende do que está acontecendo na cena).
Segundo psicólogos, isso acontece porque, quando assistimos a filmes com elevado conteúdo emocional, nosso cérebro também libera oxitocina, um neurotransmissor muito potente que nos ajuda a  conectarmos com os outros e nos permite ser mais empáticos, amáveis, confiantes e fortes. As pessoas que choram vendo filmes são consideradas as mais fortes emocionalmente. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras e também os animais. Empatia está ligada ao altruísmo. E como minha personalidade é ISFJ ("Defensor"), também significa que sou altruísta, ou seja, tenho a capacidade de me colocar no lugar dos outros e compreender o que estão passando, para assim tentar fazer o melhor pelo próximo. Infelizmente sinto que isso não me faz bem algumas vezes, pois acabo colocando as prioridades dos outros na frente das minhas, e é algo que eu não consigo mudar, pois me preocupo sempre se o outro vai estar bem. Fiz esse teste - Você é empático? - e o resultado também foi:

É empático - Parabéns e seja bem vindo à comunidade empática! Você pensa nas pessoas e na sociedade, na injustiça e em todos os seres vivos. Você quer viver em harmonia e ajudar quem pede ou quem está na sua mão. Continue assim! Coisas boas acontecem a pessoas boas.

Sei que desde pequena sou assim. Lembro de quando assistia a filmes com meu pai e chorava. E aquele filme E.T. - O extraterrestre, foi o mais difícil de todos, eu sempre chorava quando o ET se despedia da família que o acolheu. Hoje vendo outros filmes e até novelas, não adianta eu pensar que isso é só ficção e vai acabar, eu tenho vontade de chorar assim mesmo.

E aí, você também é uma pessoa empática?

É importante saber que a empatia é um sentimento que pode ser praticado. Uma das maneiras de
exercitar a empatia é treinar manter um olhar de afeto sobre as necessidades de outras pessoas.

Dicas para ter mais empatia:

⇨ Escute antes de falar; saber ouvir é muito importante.
⇨ Quando estiver conversando, tente não cruzar os braços, pois isso demonstra falta de interesse.
⇨ Também vale dar um abraço ou um simples sorriso.
⇨ Pare de julgar os outros, pois ninguém é perfeito e com certeza você não gostaria que te julgassem também.

4 comentários:

  1. Que assunto interessante!
    Sempre procuro ter essa atitudes de empatia. Acho que são fundamentais para uma convivência mais sadia no mundo!
    Voltarei mais vezes! Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou! Volte sempre que quiser! Abraço 😊

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por discorrer sobre esse assunto. Que possamos ser mais empáticos.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Por mais pessoas empáticas no mundo! 😊

      Excluir