17 de fevereiro de 2019

Como fazer leite de aveia (vegan)🥛


Como eu prometi, hoje é dia de receita de leite de aveia. Fica delicioso e é um dos leites vegetais mais baratos e fáceis de fazer. Esta receita rende dois copos cheios, mas você pode dobrar a receita se quiser fazer pra família toda. Vamos lá?

Ingredientes:
➝1 xícara (chá) de aveia em flocos (prefira os flocos mais grossos, pois os finos deixa o leite escuro e mais aguado - pode também usar a farinha de aveia, e não o farelo)
➝Água para deixar a aveia de molho
➝2 xícaras (chá) de água filtrada
➝1 colher (café) de essência de baunilha (opcional)
➝Canela a gosto (opcional)
➝Cubos de gelo

Nota 1: se você for usar o leite em receitas salgadas, não coloque a baunilha e nem a canela.

Preparo:
➝Coloque a aveia em um recipiente e cubra com água (um dedo acima da aveia). Deixe de molho em temperatura ambiente por, no mínimo, 20 minutos (eu geralmente deixo algumas horas, mas se você estiver com pressa pode ser 20 minutos, pois a aveia precisa estar hidratada).
➝Depois de ficar de molho, coe a aveia numa peneira, descartando a água. 
➝Coloque a aveia, a água filtrada, a baunilha, os cubos de gelo (quantos desejar) e a canela no liquidificador e bata bem, por mais ou menos 1 minuto.

Nota 3: Os cubos de gelo servem para deixar o leite menos viscoso, já que a aveia solta uma espécie de "baba" e algumas pessoas não gostam disso. Se você gostar, não é necessário adicionar gelo.

➝Coe usando um coador de voal (se você não tiver, pode usar peneira, mas assim o seu leite ficará com resíduos da aveia, com o coador fino o leite ficará bem lisinho). Aperte bem o coador para extrair o máximo de líquido.
➝Está pronto o seu leite! Guarde em um recipiente com tampa e conserve na geladeira, consumindo em até 3 dias.

Nota 3: guarde os resíduos da aveia na geladeira para usar em outras receitas. Eu geralmente faço cookies, mas você também pode fazer bolos e base de tortas. Use a criatividade!

Agora veja as fotos do preparo:

Flocos de aveia de molho na água

Coando com uma peneira

Colocando ingredientes no liquidificador

Usando o coador de voal

Gostou? 😊 Realmente fica muito bom, e dá para fazer um mingau bem gostoso! 
Mas se você prefere fazer o leite de amendoim, clique aqui  para ver a receita!

0 comments:

Postar um comentário